Banco do Brasil anunciou oficialmente a data de pagamento do adiantamento referente ao lucro do primeiro semestre de 2025.
A direção do Banco do Brasil confirmou que realizará o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no próximo dia 12 de setembro de 2025, uma sexta-feira.
A data foi anunciada oficialmente pelo banco no mesmo dia da divulgação do balanço do primeiro semestre.
“A confirmação desmente as fake news que circularam, inclusive entre funcionários, de que o banco não pagaria a PLR. Já verificamos e o pagamento será feito no dia 12”, reforça a diretora do Sindicato, Maria Aparecida da Silva (Cida).
No Banco do Brasil, o cálculo da PLR é feito a partir de dois módulos: Fenaban e BB. Pelo módulo Fenaban, os funcionários recebem 45% do salário paradigma estipulado no acordo, acrescido de uma parcela fixa. Já no módulo BB, ocorre a distribuição linear de 4% do lucro do banco entre os trabalhadores, além de uma parcela variável.
Tributação e isenção
Na parcela da PLR a ser paga em setembro, poderá ocorrer um novo desconto de Imposto de Renda (IR) na fonte. O cálculo considera o valor total recebido no ano, somando as duas parcelas. Do imposto a ser descontado no segundo semestre, será abatido o valor já retido na PLR paga em 1º de março de 2024.
Desde 2013, a PLR possui uma tabela de tributação exclusiva, que garante uma faixa de isenção maior do que a aplicada sobre os salários. Em 2023, o governo federal ampliou a isenção de R$ 6.677,55 para R$ 7.407,11.
