A 27ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo, com delegações de todo o País, incluindo o nosso Sindicato, prosseguiu neste sábado (23/08) com debates sobre os impactos da tecnologia no setor, revisão do sistema financeiro nacional e desafios da democracia.
A programação começou com a aprovação do regimento interno do evento e a apresentação dos resultados da Consulta Nacional, realizada no primeiro semestre, com mais de 33 mil bancários. “Discutir o sistema financeiro brasileiro é fundamental. Agradeço a parceria com o Dieese e os palestrantes aqui presentes”, destaca o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
“Precisamos estar sempre municiados de informações para o debate com os bancários e com a sociedade. É essencial refletir sobre o que queremos e onde queremos chegar. Teremos um ano intenso pela frente, com a eleição do próximo ano. Estou convencido da importância do conhecimento compartilhado”, completa.
Ao longo do dia, foram promovidas mesas temáticas. A primeira delas contou com o historiador João Cezar de Castro Rocha que destacou o papel estratégico do Senado nas eleições de 2026 e alertou para o risco de avanços autoritários da extrema direita.
Segundo ele, a preservação da democracia depende da escolha de representantes comprometidos com os direitos sociais e trabalhistas.
Outro painel debateu sobre os impactos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho e a necessidade de regulação para garantir a proteção de direitos. A discussão contou com a presença de dirigentes sindicais e do assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, Lucas Leffa.
Leffa abordou os desafios impostos pelos golpes digitais, fraudes e preconceitos algorítmicos, destacando a importância de uma regulação que proteja os direitos dos trabalhadores frente ao avanço da tecnologia.
Vale lembrar que categoria bancária, representada pelo Comando nacional, tem andamento uma mesa de negociação com a Fenaban sobre novas tecnologias e impactos da IA no setor financeiro.
