Acordo garante avanços no teletrabalho, educação e cria mesa permanente de negociação
Os sindicatos filiados à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) aprovaram, em assembleias virtuais realizadas nesta terça-feira (13), o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Itaú e das demais empresas do grupo.
O acordo estabelece regras mais claras para as relações de trabalho, com avanços no reconhecimento e na regulamentação do teletrabalho, reajuste da ajuda de custo, normas para controle de jornada e compensação de horas, além da criação de uma Mesa Bipartite para discutir reestruturações e fechamento de agências.
Também foi renovado o programa de bolsas de estudo, com reajuste de 5,22%. Serão oferecidas 5.500 bolsas de graduação ou pós-graduação, com o benefício equivalente a 70% da mensalidade, limitado a R$ 631,32 por mês.
Para o secretário-geral da Feeb SP/MS, Reginaldo Breda, a aprovação reflete a mobilização da categoria. “O acordo aprovado garante avanços concretos, especialmente no teletrabalho e na educação, e fortalece o diálogo permanente com o banco. É resultado da organização dos trabalhadores e da atuação do movimento sindical”, afirmou.
As assembleias reuniram empregados do Itaú e de empresas do grupo, como Itaú Unibanco Holding, Itaú Consignado, Financeira Itaú CBD, Luizacred e Redecard, todas contempladas pelo ACT.
Fonte: Feeb SP/MS
