Mobilização nacional pressiona a Caixa por avanços na renovação do ACT e pela preservação de um plano de saúde justo e sustentável para empregados e aposentados.
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), junto às demais entidades sindicais, participará hoje, dia 7 de outubro do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A mobilização ocorre em todo o país e tem como objetivo preservar e fortalecer uma das maiores conquistas da categoria bancária: o Saúde Caixa.
O plano de saúde, construído historicamente com base na solidariedade, no mutualismo e no pacto intergeracional, atende milhares de empregados da Caixa, aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Neste ano, em meio às negociações de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, a mobilização ganha ainda mais força diante da proposta apresentada pelos representantes dos empregados de reajuste zero nas mensalidades. O banco, por sua vez, ainda não apresentou uma proposta viável.
“Até o momento, o banco não apresentou proposta. Seguimos com a defesa de que o reajuste seja zero nas mensalidades, para não onerar o empregado. O banco apenas indica que o déficit precisa ser pago pelos empregados e, com isso, continuamos sem avanços em pontos fundamentais defendidos pelas entidades sindicais”, explica Carlos Augusto Pipoca, representante da Feeb SP/MS na mesa de negociação do Saúde Caixa.
Principais reivindicações da categoria
As Federações, Confederações e Sindicatos reivindicam medidas que assegurem a sustentabilidade e o acesso universal ao plano, entre elas:
•Reajuste zero nas mensalidades;
•Fim do teto de custeio de 6,5% da folha de pagamento;
•Cumprimento do modelo de custeio 70/30 (70% Caixa e 30% empregados);
•Fortalecimento e ampliação da rede credenciada própria, com possibilidade de compartilhamento das redes de outros planos;
•Inclusão do Saúde Caixa pós-aposentadoria para empregados contratados a partir de 2018;
•Gestão transparente, com maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores;
•Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor, garantindo equilíbrio financeiro.
Mobilização nas bases
No dia 7 de outubro, as entidades orientam a realização de atividades presenciais nas unidades da Caixa, como colagem de cartazes, entrega de materiais, retardamento na abertura de agências, reuniões com os empregados e uso de carro de som. As manifestações também devem ganhar visibilidade nas redes sociais, reforçando o chamado nacional em defesa do plano.
Unidade na luta
Para a Feeb SP/MS, a luta pelo Saúde Caixa é fundamental para garantir atendimento digno e acessível às empregadas e empregados ativos e aposentados. A mobilização de toda a categoria é a chave para assegurar que o plano continue a cumprir seu papel social.
“O Saúde Caixa é resultado de anos de luta e não pode ser fragilizado. Defendemos um plano que respeite o modelo 70/30, amplie a rede de atendimento e garanta acesso também aos novos empregados. Nossa mobilização é essencial para assegurar um sistema de saúde justo e solidário para todos.”, defende Pipoca.
Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa – 07 de outubro.
Fonte: Feeb SP MS
